Temos consciência, que está cada dia mais difícil conseguir um patrocínio na área esportiva. Acreditamos que a primeira causa é a "recessão" que nosso país está passando, mas as perspectivas são de melhora. Com isso as empresas tendem a investir cada vez menos na área de comunicação, pois normalmente é a primeira verba que se corta em momentos de incertezas. Já que não podemos influenciar diretamente esta causa, o melhor a se fazer é agir onde temos controle, ou seja, no projeto de patrocínio.
O que acontece muito é que os projetos de patrocínio são mal feitos. A maioria com um enfoque filantrópico, quase como se tivesse pedindo esmola, e esta definitivamente não é a melhor maneira de se solicitar um patrocínio. O foco do projeto de patrocínio deve ser a proposta de um negócio, onde ambos saem ganhando, a empresa apoiadora e o patrocinado.
Tendo entendido isto claramente, aqui vão algumas dicas para que seu projeto de patrocínio seja bem recebido nas empresas:
1. Saber o que você está vendendo, qual o seu produto;
2. Ter claro quais são as possibilidades que você pode dar a seu investidor, o que você pode oferecer;
3. Detalhar custos, isto é importante para dar credibilidade a seu projeto;
4. Planejar o futuro, mostrar que existem novas possibilidades no horizonte;
5. Detectar que empresas tem o perfil de seu projeto, procurar que empresas patrocinam projetos parecidos com o seu;
6. Ter uma apresentação bem feita, deve ser fácil, clara e rápida de ler (preferivelmente em forma de slides);
7. Estar atento a possibilidades de permuta, é muito mais simples para empresa conseguir produtos e serviços do que dinheiro;
8. Ser criativo e criar propriedades diferenciadas do que já é feito;
9. Negociar como quem está vendendo um produto, não como se tivesse pedindo algo;
10. Acredite no seu produto, crie um projeto no qual você investiria se fosse um patrocinador.
fonte: http://mktesportivo.com.br
Vocês acreditam que muitos profissionais de comunicação que trabalham na área esportiva deixam a desejar na formulação de projetos em busca de patrocínio? Ou o problema é que a maioria das empresas desconhecem os benefícios gerados pelo patrocínio esportivo?
3 comentários:
Oi meninos. Não é só na área esportiva que é dificil conseguir patrocínio, não. Na área de eventos as coisas também não são fáceis, e não acho que seja questão de 'recessão', até porque o país passa por um momento de mercado bacana para as organizações. O que acontece é que nem sempre o profissional sabe como apresentar a proposta. Clareza de objetivos, contrapartidas interessantes e uma organização criativa do projeto podem fazer toda a diferença.
Outro problema é que nem sempre a empresa entende o que ganha de fato ao patrocinar algo, daí também a responsabilidade de quem faz o projeto de ser esclarecedor e "vendedor" ao apresentar todas as vantagens (inclusive as não descritas no projeto) para seu comprador. Vender patrocínio como quem pede esmola, realmente, não dá!! Ninguém aguenta... Parabéns pelo blog!
Beijão!
To fazendo um tour pelos blogs hj...
Adorei responder as enquetes... a de vcs ficou como o último item... "não tenho opinião formada a respeito"!!! vixi, q burra!!! rss...
Bom, já serviu pra que eu acesse mais o blog de vcs e o da galera pra me atualizar constantemente sobre os assuntos abordados, que são super importantes!
Parabéns pelo trabalho!
Vamos lá timeeeee!!!!
Bjão,
Ju Kudo
Legal o blog pessoal. A questão de patrocínio é um assunto complicado ainda, mas acredito que empresas que investem em patrocínio esportivo garantem ao menos boa visibilidade de suas marcas, uma vez que mesmo os esportes poucos conhecidos em nosso país tem um público de certa forma "fiel".
Em nosso último post (sobre o Twitter) eu apresento um link sobre os times de futebol que estão usando o Twitter como ferramenta de relacionamento com seus públicos. Confiram.
Abraços
Renato www.rpnt.blogspot.com
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