quarta-feira, 21 de maio de 2008

Profissionalismo no Esporte! Deixe para quem entende...

Já faz algum tempo que o discurso se repete: o Marketing Esportivo cresce a passos largos e os investidores estão atentos e em busca de resultados ora através de uma melhor exposição de marca, relacionamento, ora através de vendas ou promoções.
Mas, não é somente o discurso acima que insiste em prevalecer. Há também os que acreditam que o Marketing Esportivo é similar a qualquer outra derivação do legado de Kotler. E é aí que detalhes que podem fazer toda diferença comprometem o sucesso de ações ou promoções realizadas.
No segmento do Marketing Esportivo há três aspectos que são imprescindíveis para o início de qualquer trabalho: o profissionalismo, o pioneirismo e o conhecimento do público-alvo que se deseja atingir.
A primeira característica diz respeito à capacidade de planejar, coordenar e produzir as ações pretendidas, com credibilidade, agilidade, de forma a assegurar o mais expressivo retorno frente ao investimento realizado.
O profissionalismo certamente é o que possibilita a identificação de uma oportunidade de um negócio pioneiro. Afinal, ações e eventos inéditos despertarão a curiosidade do público-alvo, da mídia e dos investidores, gerando mídia espontânea, comentários positivos no trade e – dependendo do caso - lucro.
A terceira característica nos remete a necessidade de conhecer o público que se deseja atingir. Somente conhecendo a fundo com quem se está falando é que atingimos as expectativas de todos os envolvidos no evento esportivo ou os que forem alvo da campanha criada.
Fonte: www.mktesportivo.com.br

Muito se sabe da profissão de Marketing, porém nem todos conhecem o que realmente a profissão de Relações Públicas desenvolve, aqui vai algumas características da atividade de RP: o profissional de Relações Públicas lida com relacionamento com os públicos de interesse da organização e entende suas necessidades, tem uma visão ampla de mercado, planeja e pensa estratégicamente, organiza eventos, cuida da imagem e reputação da organização, etc...

Desta forma qual profissional (de Relações Públicas ou de Marketing) tem o maior preparo - é mais profissional - para atuar neste ramo dos esportes?


3 comentários:

Anônimo disse...

eu num conheço a fundo nenhuma das duas profissões citadas, mas acho que isso é indiferente... vai de cada profissional pra profissional... além disso, hj ja deve ter cursos pra especialização nessa área, então cabe a pessoa correr atrás pra conhecer e melhorar sua forma de atuar no marketing esportivo.

Anônimo disse...

acredito que o profissionalismo deva ocorrer em todas as areas de trabalho, ja que pode ocorrer consequencias desastrosas caso nao haja o entendimento da area em que se atua. Sou de Sao Paulo e sou formado em Propaganda e Publicidade, trabalho na area de criacao, ajudo a criar propagandas de cerveja e moto para colocar nas quadras de basquete e futebol de salao. Trabalho junto com varios profissionais de comunicacao (infelizmente nao temos um profissional de Relacoes Publicas), e observo que as ideias se somam e ajudam ainda mais a criar algo bom.
E ai vai minha opiniao, naum acho que o profissional de marketing ou de relacoes publicas ou de outra area seja mais capacitado, mas sim a PESSOA (nao importando que area pertence) que entenda do assunto!
abracos.

ps: este blog e novo?

Anônimo disse...

aeee!!! o negocio eh o seguinte...marketing dominaaa!!! hehehe
to zuando...ticao meu truta falei p vc q ia comentar!
ai vai...eu sou estudande de mkt na espm em SP estou no 6 semestre...e acredito que o importante eh vc ser capaz, tanto faz sua area de atuacao...vc tem que ser profissional e auxiliar a instituicao a ganhar mercado e angariar receita! pode ser RP, MKT, ADM, o q for...o importante eh o cidadao ter o dominio de conteudo e colocar em pratica!
abracos ticao! se cuida muleke! te vejo em SP algum dia!

ps: sua irma e seu cunhado ainda moram no pombal?