quinta-feira, 12 de junho de 2008

Relações Públicas no Esporte

Ainda há pouca bibliografia sobre a atividade de Relações Públicas no meio esportivo, alguns autores citam superficialmente, ou em outros casos ela é tratada como uma ferramenta do marketing esportivo, mas todos ressaltam a importância de se ter um profissional de Relações Públicas dentro dos clubes esportivos. Sobre isso Fusaro cita que:

"O profissional de Relações Públicas (...) pode atuar em vários segmentos do marketing esportivo: planejamento, assessoramento, pesquisa, execução e avaliação. Ele pode ser intermediador entre as empresas patrocinadoras e os clubes, os jogadores e os torcedores, entre os clubes e os jogadores, entre os clubes e os torcedores. (...) Para realizar um projeto de caráter esportivo, a presença de um profissional de Relações Públicas é necessária no diálogo entre as partes envolvidas, no desenvolvimento de etapas como, por exemplo, na descrição dos retornos institucionais e no plano de mídia". (apud SOUZA, 2004, p. 52/53).

Souza(2004) defende em sua monografia que os clubes esportivos devem criar um departamento de Relações Públicas em suas organizações, o qual deverá atender as seguintes funções: posicionará o clube perante seus públicos de forma estratégica e planejada, com base em pesquisas e diagnósticos, em um esforço simétrico de duas mãos: o clube deve estar atento para o que a torcida pensa, para a opinião da imprensa, para a receptividade de patrocinadores e parceiros, para o comportamento dos atletas, entre outros. Deve criar e aplicar um planejamento que contenha as quatro fases básicas (pesquisa, planejamento, execução e avaliação) numa estrutura cíclica e adaptável a crises e situações extraordinárias, comuns no setor, que é dependente de resultados incontroláveis e imprevisíveis. Os públicos estratégicos precisam ser mapeados por inteiro, não restringindo o plano à interação com a imprensa e o torcedor.

Fonte:SOUZA, Carlos Alberto Gil. A atividade de Relações Públicas no Futebol Brasileiro, 2004. 109f. Monografia (Pós-Graduação (Lato-Sensu), para obtenção do título de Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas) USP, São Paulo. Disponível em: Acesso em 05 de junho de 2008.

Portanto, gostaríamos de saber o que vocês pensam sobre a atividade de Relações Públicas no meio esportivo? Vocês acreditam que a presença de um RP em clubes esportivos podem trazer melhores resultados para estas organizações?


5 comentários:

Unknown disse...

Olha meninos, não entendo muito dessa área esportiva, mas o que percebo é que o São Paulo tem a torcida masculina mais bonita do país, ao contrário do Curíntia!!! hahahhahahaha
Brincadeirinha! só pra avacalhar!!! (por favor, não me xinguem! rss...)
Mas enfim, acredito que nossa profissão tenha espaço em vários segmentos, inclusive no esporte. Com nosso vasto conhecimento sobre gerenciamento de crises, poderíamos contribuir muito para por exemplo, melhorar a imagem de alguns times em decadência, ou rebaixamento... hahahaha
Qto a bibliografia, é com certeza algo a ser "produzido"! (concordo com a carência em publicações nacionais sobre diversos temas em relações públicas).
Bjos, meninos!

ps.: Tico, não me bate!

Anônimo disse...

oi Tico, ainda lembra de mim, chegamos a estudar no cursinho, sou o Marcelo.
Então, eu estou fazendo Relações Públicas na USC, estou no 3º ano. E acredito que o profissional de RP pode muito bem atuar na área de Esporte, principalmente assessorando e planejando estratégias junto com os públicos de um Clube (torcedores, atletas, patrocinadores e parceiros, etc...).
Eu gostaria muito de saber mais sobre esse assunto, porém infelizmente não há muita bibliografia.
Abraço Ticão.

Obs: anota meu e-mail ai - mar_linato03@gmail.com

Anônimo disse...

Eae mulecada! to passando pra comentar alguma coisa útil. ou não! eaiuhaeiuh não tenho muito ou na vdd nem tenho embasamento pra falar, por isso é bem superficial meu comentário. mas aí vai...
Acredito que como diz o post, existe sim uma grande preocupação, principalmente na atualidade, com o marketing, mas carece de um profissional de RP agindo diretamente no planejamento de RP (existe alí?), e não como um auxiliar. Perceptível nos relaciomentos (quando existem) entre os times e seus diversos públicos (muito além das torcidas);
Não sei até que ponto isso é importante para o futebol em si. Mas pra mim é excencial para qualquer organização, o que inclui os clubes esportivos.
Erro deles? não sei. ao meu ver, muito mais falta de iniciativa dos próprios profissionais de relações públicas, que (me corrijam se estiver errado) procuram a área de marketing esportivo, e não a área de "relações públicas no esporte".

Anônimo disse...

nossaaa nein sabia que profissionais de RP podiam atuar especificamente nesse campo! muito legal o post! isso me mostra que eu naum sei nada! hahahahaha
uma pena que isso naum eh muito divulgado. Ou como disse o Danyel ai em cima...os profissionais de RP naum se posicionam de maneira adequada.
flw!

Carol® - ApReNdEnDo A ViVeR... disse...

Gostaria de saber por que não atualizam mais o blog de vcs? É tão maravilhoso para quem gosta de FUTEBOL e RP....rs
Beijos
Carol®